Notícias de la course

Cre'actuel - Côtes d'Armor é o 8º Class40 da 14ª Transat Jacques Vabre

Barco chegou à Salvador nesta sexta-feira (15)

Os franceses Bertrand De Broc e Vincent Leblay, a bordo do Crédit Mutuel, foram a oitava dupla da Class40 a atracar na Baía de Todos-os-Santos na 14ª Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre.

Os dois percorreram o trajeto de 4.671.59 milhas náuticas em 19 dias 11 horas 20 minutos e 37 segundos. Eles estavam a uma velocidade média de 10.00 nós e chegaram nesta sexta-feira (15) à Salavador.

A diferença para o Crédit Mutuel, primeiro da classe, foi de um dia 18 horas 59 minutos e 14 segundos.

Profissional há mais de 25 anos, Bertrand de Broc é uma figura emblemática da vela, reconhecida no mundo das regatas oceânicas. Aos 19 anos, ele foi o mais novo do Solitaire du Figaro. No meio da Vendee Globe em 1992, realizou uma operação em sua língua em uma tempestade no meio do Atlântico. O velejador foi atingido no rosto por uma corda enquanto ajustava uma vela em seu barco.

Depois de enviar um pedido de socorro à sede da regata no oeste da França, o médico Jean-Yves Chauve transmitiu instruções sobre como costurar os pontos na ferida. Para isso, o médico ficou diante de um espelho para imaginar como a operação deveria ser realizada e ditou as instruções a serem enviadas.

“Não há nada melhor! Nós gerenciamos os problemas técnicos. Tentamos nas ilhas de Cabo Verde! Eu tinha feito isso alguns anos atrás, tivemos um grande sucesso. Ganhamos terreno à medida que avançamos! Saímos 30 milhas à frente dos Doldrums. Estivemos permanentemente na umidad... Ele aprendeu a velejar com um cara mal-humorado”, disse Bertrand.

O velejador está comprometido com projetos, como Your Name around the World, um conceito único criado em 1996 e reeditado em 2012, que reuniu e embarcou mais de 10.000 indivíduos e 250 empresas em todo o mundo.

Vincent Leblay é o líder da Cre'actuel desde a sua criação em 2004 e escolheu Bertrand de Broc como seu parceiro.  O resultado da regata rendeu um top 10 da Rota do Café. Dinamismo e experiência fizeram luzes! Um compartilhamento real entre patrocinador/ dono e velejador experiente ...

“ Foi um ótimo começo! De fato, estávamos na briga!  O balão teve um problema de queda mal ajustado e hesitamos em parar. Mas continuamos assim. Rapidamente voltamos à regata. Nós não deixamos escaparem! Em Cabo Verde, passamos o 8º. Foi uma ótima experiência! Agradeço a Bertrand”, disse Vincent Leblay.

Com três classes, a Transat aguarda agora 14 barcos da Class40 para todas as chegadas da edição. Os últimos Class40s estão previstos para chegar na próxima quarta-feira (20).

A competição, que é considerada a maior regata transatlântica de duplas do mundo, reuniu 59 barcos na linha de largada em Le Havre, na França, no dia 27 de outubro.